O deputado Orlando Fantazzini (PT-SP) cobrou do governo federal e do Congresso Nacional esforços para definir regras claras para o financiamento das TVs públicas no Brasil. Fantazzini é coordenador da campanha contra a baixaria na TV “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”. O deputado falou durante a homenagem aos 18 anos do programa “Roda Viva” da TV Cultura, realizada na manhã desta quinta-feira (18) na Câmara a seu pedido.
“Devemos fortalecer as TVs públicas com o aumento de financiamento, a fim de incentivar programas como esse e outros de qualidade na televisão brasileira”, disse Fantazzini, ao defender a necessidade de definição de regras para financiar as emissoras públicas.
Fantazzini destacou a competência dos apresentadores e diretores do programa. “O ‘Roda Viva’ é um contraponto à aqueles que afirmam que programas de qualidade não geram audiência”. Segundo ele, o programa “valoriza o telespectador”, ao promover debates com personalidades brasileiras e estrangeiras que fazem parte da história do Brasil e do mundo.
Durante a sessão solene, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), ressaltou o “papel importante” que a TV Cultura vem desenvolvendo desde de sua criação, realizando programas que retratam a realidade brasileira. “O programa ‘Roda Viva’ engrandece o povo brasileiro com sua postura inovadora e democrática, e isso prende a atenção do telespectador do início ao fim do programa” considerou.
O líder do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia, disse que o programa serve de exemplo para a TV brasileira. “Os canais abertos atuam em sua maioria para atender o chamado mercado, tornando a qualidade das programações altamente questionável. Por isso é fundamental o papel dos apresentadores e diretores do ‘Roda Viva’, que contribuem diretamente para o pensamento democrático e a formação de nosso pensamento político”, afirmou o petista.
O programa “Roda Viva” teve sua primeira edição em 28 de setembro de 1986 e se firmou como um dos principais palcos de debates políticos e culturais do país.
0 comentários