O deputado estadual Pedro Kemp (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, está neste momento no acampamento de sem-terra, no anel viário de Campo Grande. Oficiais de Justiça estão no local para fazer cumprir a reintegração de posse da área, concedida à prefeitura de Campo Grande.
Há policiais militares, rodoviários federais e bombeiros no loca. A prefeitura mandou caminhões, a pedido do Comando da Polícia Militar.
O deputado apontou documento obtido pelo advogado que defende os sem-terra, Mário Morandi, emitido pelo chefe do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes), Marcelo Miranda, atestando que a área é de domínio do órgão federal e não do município.
Diante disso, Kemp alega que tentará uma mediação com a Justiça, uma vez que poderia estar havendo conflito de competência. O parlamentar chegou a alegar a situação aos promotores de Justiça que estão no local. Eles responderam que vão esperar o cumprimento da decisão judicial.
Na opinião dele, sem haver uma área para a transferência das famílias, a desocupação seria uma saída inadequada. O deputado disse que iria para Secretaria de Justiça e Segurança Pública para que seja avaliada uma forma de contato com o juiz da 2ª Vara de Fazenda e Registros Públicos, Nélio Stábile, que determinou a desocupação.
(Maristela Brunetto e Fabiana Silvestre)
0 comentários