O deputado estadual Pedro Kemp (PT) esteve presente no 24 Congresso da FETEMS, realizado no município do Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande, entre os dias 6 e 10 de março. Para um público de cerca de 1,5 mil educadores, Kemp falou sobre a conjuntura política na área da educação e analisou os avanços e desafios do setor em Mato Grosso do Sul. Contribuíram ainda para os debates o deputado federal Antônio Carlos Biffi, que falou sobre a política de educação em esfera nacional, e João Antônio Felício, secretário de Relações Internacionais da CUT (Central Única dos Trabalhadores) que fez um relato da conjuntura internacional.
Em sua análise, Kemp destacou a ausência de uma proposta de educação em Mato Grosso do Sul que aponte melhorias para a área e estabeleça a participação dos trabalhadores nas decisões do governo. “Exemplo disso, é que o governo baixou resoluções e teve que recuar, porque não conversou com a categoria, não debateu democraticamente”, enfatizou, lembrando recente medida da SED (Secretaria Estadual de Educação) que alterou os horários de entrada e saída dos alunos do ensino noturno, obrigando os estudantes a terminar as aulas às 23h10 e ainda a alteração na lei 3.244 que modificou o processo de eleições diretas nas escolas da rede estadual de ensino.
O parlamentar, que também foi secretário estadual de educação, frisou ainda importância do Congresso da FETEMS para pautar as lutas da categoria e fazer uma reflexão sobre os caminhos da educação em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
0 comentários