Uma frente formada por deputados estaduais e federais do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul se reúne na próxima sexta-feira, 11, às 14 horas com o governador do Estado, André Puccinelli, para discutir a expansão da Ferroeste. A proposta prevê a ampliação da extensão da ferrovia, qu e atualmente liga Guarapuava a Cascavel, no Paraná, até Maracaju (MS) e a criação de um ramal ferroviário que passará pelo Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina. “É um projeto estratégico de desenvolvimento não só regional, mas que afetará uma grande área no Brasil”, diz o deputado estadual Pedro Uczai (PT/SC), um dos organizadores da Frente.
Além de Pedro Uczai, devem participar do encontro, os deputados estaduais Luciana Rafagnin (PT/PR), Ary Rigo (PDT/MS), Pedro Kemp (PT/MS) e os parlamentares federais Celso Maldaner (PMDB/SC), Assis do Couto (PT/PR) e Waldemir Moka (PMDB/MS). Os deputados que compõem o grupo já conversaram com o governador do Paraná, Roberto Requião, na busca por apoio político à proposta. Além de Puccinelli e Requião, a frente estará reunida na próxima semana com o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira.
Após esta etapa, a frente fará uma peregrinação pelos ministérios na tentativa também de pôr em prática a proposta. A idéia do projeto surgiu após uma reunião em Chapecó (SC), organizada pela direção da Ferroeste. Para fazer a expansão da ferrovia serão necessários R$1,3 bilhão. “É uma ferrovia viável, que se paga, mas o que precisamos é de financiamento”, explicou Samuel Gomes, presidente da Ferroeste na reunião com governador Requião.
São membros da frente os deputados estaduais Pedro Uczai, Luciana Rafagnin (PT/PR), Ary Rigo (PDT/MS) e os parlamentares federais Celso Maldaner (PMDB/SC), Assis do Couto (PT/PR) e Waldemir Moka (PMDB/MS). Os deputados chegam a Mato Grosso do Sul na manhã de sexta-feira retornando aos seus estados no mesmo dia.
0 comentários