O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou hoje requerimento solicitando informações do secretário de Governo, Osmar Jerônimo, sobre o retorno das atividades da FERTEL (Fundação Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa). A empresa de comunicação do Estado está com a programação regional suspensa desde janeiro de 2007, quando André Puccinelli assumiu o executivo. Apenas a Rádio Educativa teve as os programas regionais retomados pelo governo há poucos meses.
No documento, o parlamentar questiona qual destino a secretaria de Governo dará para a FERTEL e seus servidores, além de cobrar posicionamento do executivo frente a nova proposta do governo para as TVs públicas no país, debate que acontece no Congresso Federal por meio da MP 398/07. “Frente à discussão, no entanto, Mato Grosso do Sul encontra-se ainda sem uma perspectiva concreta pra a TV Educativa, que tornou-se ao longo desses 17 meses mera retransmissora das produções de outros estados. Seus servidores também foram colocados de fora das discussões e do projeto do governo do Estado para a emissora”, lembra o deputado.
Kemp ponderou que a fundação tem atualmente 119 servidores que foram cedidos para outras secretarias ou permanecem na empresa sem participar de qualquer discussão sobre os rumos da TV Educativa. “Temos que considerar a importância da TV pública para a democratização dos meios de comunicação, para a formação cultural da população, para o fortalecimento e divulgação do conhecimento”, enfatizou.
0 comentários