Na sessão desta terça-feira, dia 02, os parlamentares receberam um abaixo-assinado com cerca de 7 mil assinaturas pedindo a aprovação do projeto de lei 141/2008, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT). A proposta prevê a vacinação gratuita contra meningite bacteriana. As assinaturas foram entregues por famílias do garoto Linkon, de 2 anos, que faleceu no dia 21 de julho vítima da doença em Campo Grande.
Emocionada a mãe do menino, Fernanda Soares da Silva, falou aos parlamentares lembrando que o alto custo da vacinação e a falta de informação sobre a doença tem sido um risco à vida de muitas pessoas. “Nós queremos que as vacinas estejam lá disponíveis nos postos. Temos, eu e minha família, sentido na pele a falta da vacinação. Eu só precisava da informação e eu não tive”, desabafou.
De acordo com Fernanda, a campanha Linkon pela vida tem percorrido o interior do estado e contado com ajuda de várias instituições. “A coleta de assinaturas tem acontecido em farmácias, mercados, faculdades, órgãos públicos, igrejas, feiras e tantos outros lugares”, comentou.
As assinaturas serão anexadas à proposta de lei que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa. “Esse projeto é desta família, que tem lutado para garantir que outras pessoas tenham acesso a vacinação”, disse o deputado Pedro Kemp.
Além da vacinação gratuita na rede pública de saúde contra a meningite bacteriana, o projeto de lei prevê que o Estado garanta uma ampla divulgação de informações sobre a prevenção e tratamento da meningite bacteriana.
0 comentários