Proponente da Sessão Solene em comemoração aos 20 anos do Curso de Jornalismo da UFMS, o vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Pedro Kemp (PT), resssaltou, na abertura do evento, a qualidade da faculdade sul-mato-grossense. “O curso emprestou excelentes profissionais para o mercado de Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Ele destacou a presença de profissionais formados e bons, comprometidos com a boa informação, nos meios de comunicação de Mato Grosso do Sul, de outros Estados e até de outros países.
“Ganhou o mercado e a sociedade”, ressaltou Kemp, que defendeu bons profissionais, preparados e capacitados no espírito da ética e da verdade.
Ele defendeu a aprovação da PEC 386, que volta a obrigar o diploma para o exercício profissional. O parlamentar criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a exigência de nível superior para o exercício da profissão de jornalista. “A exigência do diploma não fere a liberdade de expressão”, ressaltou.
O petista ainda destacou a importância da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que acontecerá no mês de dezembro deste ano em Brasília.
“Quem impede as fontes de se manifestar, são os interesses econômicos, ideológicos e mercadológicos de muitos meios de comunicação”, afirmou. “A informação jornalística é estratégica da sociedade contemporânea”, ressaltou.
“Esta sessão solene teve o intuito de fortalecer o curso de Jornalismo da UFMS, para continuar formando profissionais para o mundo que todos nós planejamos construir”, concluiu, citando o jornalista Perseu Abramo, de que qualquer jornalista fracassará se não fizer da ética o leme da sua vida profissional.
Distantes – A jornalista Maristela Brunetto leu as mensagens enviadas por jornalistas e professores que estavam distantes, como Mário Doraci (Paris), Marina Miranda (São Paulo), entre outros.
Já o presidente do Sindjor/MS, Clayton Sales, fez uma homenagem aos profissionais que morreram, como Osean Cantu, Amauri Ceni, Francisca Marcelo (professora Chica), Andréa Lima, entre outros.
A reitora da UFMS, Célia Maria da Silva Oliveira, ressaltou a importância da formação dos profissionais para o mercado e para a sociedade.
0 comentários