Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e militante histórico de luta pela garantia dos direitos dessa população, o deputado estadual Pedro Kemp (PT) foi homenageado pelo Consep/MS (Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira, dia 03, durante o III Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência. O encontro reuniu no auditório da Universidade Uniderp/Anhanguera educadores, profissionais da saúde, pais e alunos da educação especial.
Ao receber a homenagem, o parlamentar falou da luta travada nos últimos anos para garantir os direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul e do envolvimento da sociedade com esse movimento. “É uma causa que a gente se apaixona”, resumiu o parlamentar.
Kemp lembrou ainda da realização na Assembleia Legislativa de audiência pública que debateu Parecer 13 do CNE (Conselho Nacional de Educação) que previa mudanças no repasse do FUNDEB (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). À época, a norma estabelecia que as entidades especializadas perderiam o status de escolas especiais e passariam a receber apenas pelos alunos que no contra-turno estivessem matriculados na rede regular de ensino, independente do grau de deficiência. “Essa audiência pública foi a maior da história da Assembleia Legislativa. E foi por conta de movimentos como esse no Brasil todo que conseguimos alterar a norma do CNE”, disse.
Receberam a homenagem ainda José Aparecida da Costa, os médicos Alberto Cubel e Eduardo Mota e promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Cristiane Barreto.
0 comentários