O deputado estadual Pedro Kemp (PT) visitou o Distrito de Vista Alegre na noite de quarta-feira (8) e reuniu-se na associação esportiva com pelo menos 70 moradores. A região faz parte do município de Maracaju e reúne três mil pessoas sendo o responsável por 30% da arrecadação.
Acompanhado do vice-prefeito de Maracaju, Alberto do PT, e do presidente da Associação dos Moradores do Distrito de Vista Alegre, Beto – Aldair Alberto Schwinn). Kemp explicou à população que hoje no Congresso Nacional tramita uma proposta para definir os critérios da emancipação por meio de Lei Complementar e só depois disso, as assembleias legislativas terão condições de definir quais as regiões que apresentam viabilidade em número de habitantes, eleitores, produção econômica e infraestrutura para poderem se tornar municípios.
O deputado explicou que a expectativa é de que ainda este ano os critérios sejam definidos pelo Congresso Nacional e na eleição municipal de 2016, os moradores das localidades que forem emancipadas já poderão votar e escolher prefeito e vereadores. Hoje, Mato Grosso do Sul conta com movimentos de emancipação em pelo menos três localidades: os distritos de Casa Verde (Nova Andradina), Anhanduí (Campo Grande) e Itahum (Dourados). Todos já foram levados para a Assembleia Legislativa e deverão ter seus processos avaliados só após a Lei Complementar ser definida no Congresso Nacional.
Em 2011, o município de Maracaju teve em caixa cerca de R$ 86 milhões. Para este ano, a previsão é um orçamento de R$ 96 milhões, ou seja, um crescimento econômico de 10% em relação ao ano anterior.
Durante o encontro, o parlamentar fez esclarecimentos sobre o desejo dos moradores em ver o distrito emancipado e assim, tornar-se uma nova cidade de Mato Grosso do Sul.
(Jacqueline Lopes)
0 comentários