Fique por dentro

Dilma envia comissão ao MS para buscar soluções de conflitos por terra

nov 26, 2012 | Em destaque | 0 Comentários

Deputado estadual Pedro Kemp (PT) acredita que caminho para demarcação e indenizações já está aberto

____________________

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) confirmou nesta segunda-feira (26) a vinda de uma comissão formada por representantes do governo federal ao Mato Grosso do Sul no dia 30 de novembro (sexta-feira). A reunião de trabalho deve acontecer às 9 horas na Assembleia Legislativa com previsão de término às 16 horas e ao menos 20 pessoas devem participar. São elas: representantes da Casa Civil da Presidência da República, Funai (Fundação Nacional do Índio), AGU (Advocacia Geral da União), CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Ministério da Justiça, Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), Procuradoria Geral da República, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Patrimônio da União.

Segundo o parlamentar, depois da Raposa Serra do Sol, o Estado agora está entre as prioridades da presidenta Dilma Roussef (PT), que pediu todo o empenho para solucionar o problema de conflitos por terras indígenas e buscar uma saída aos produtores rurais, que adquiriram suas áreas de boa fé, e que reivindicam indenizações.

Na Assembleia, as autoridades vão reunir-se com o grupo de trabalho formado por deputados estaduais, federais, senadores, respresentantes dos indígenas kaiowá-guarani e dos produtores rurais como a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul). Participam também do grupo de trabalho a Arquidiocese de Campo Grande, Ministério Público e OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional MS).

A reunião de trabalho será na Presidência da Assembleia a portas fechadas e a imprensa poderá registrar no início as ações e no final, obter os resultados que devem apontar por propostas para que aconteçam as demarcações das áreas indígenas no Estado.

Duas outras comissões virão ao Estado

Na quinta-feira (29) a Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional deverá ir até as áreas de conflitos na região Sul do Estado e na quarta-feira (28), uma outra comissão formada por membros do Ministério Público Federal, de Brasília (DF), também deverão percorrer as áreas. Integrantes dos grupos deverão participar do encontro de trabalho no dia 30 na Assembleia.

Jacqueline Lopes – jornalista Mandato Pedro Kemp

9134 5494

P.S – Está sendo definida ainda a coletiva de imprensa

josi
josi

0 comentários