O Diário Oficial do Estado trouxe publicada hoje, dia 13 de julho, a Lei 4.053, de autoria do deputado estadual Pedro Kemp, que garante o acesso às informações e consultorias custeadas pela administração direta ou indireta. A norma prevê que mesmo os dados, ainda brutos, as análises , interpretações e conclusões das pesquisas e consultorias devem ser disponibilizados à população interessada.
A lei proíbe que os agentes públicos restrinjam a divulgação ou inibam o acesso público à informação resultante das pesquisas e consultorias custeadas pela administração pública. “O acesso às informações a que se refere esta Lei só poderá ser restringido ou vedado, quando assim impuser o interesse público, na forma da lei, e mediante despacho fundamentado da autoridade competente”, determina a legislação.
A norma estabelece ainda que para ter acesso aos dados, o interessado precisa ingressar com requerimento junto ao órgão público responsável pela contratação do serviço. As informações poderão ser disponibilizadas via consulta aos dados ou por meio eletrônico. Com a publicação da lei, a norma passa a entrar em vigor a partir desta quarta-feira.
0 comentários