O deputado Pedro Kemp, líder do PT na Assembléia Legislativa, apresentou na sessão desta terça-feira, 19, o posicionamento da bancada em relação às denúncias envolvendo o deputado e coronel da PM, Ivan de Almeida. O parlamentar, que já foi comandante da Polícia Militar do Estado, é suspeito de integrar um dos grupos que gerenciavam os jogos de caça-níqueis em Mato Grosso do Sul. O caso veio à tona na semana passada com a divulgação pela imprensa de um diálogo em que Almeida aparece cobrando suposta dívida de jogo.
Hoje, o deputado Coronel Ivan falou pela primeira vez sobre o assunto. Em um discurso longo na tribuna, Almeida negou envolvimento com a máfia dos caça-níqueis e diz ter provas sobre sua inocência. O parlamentar também cobrou direito à defesa e alegou que os diálogos apresentados pela imprensa “são trechos pinçados, sem contexto”.
Para Kemp, a Casa não deve fazer um prejulgamento do caso, já que não possui prova documental alguma sobre o envolvimento do parlamentar com o jogo de azar. “Nós não temos um documento, uma acusação formalizada, nenhuma fita gravada pela PF, ou seja, nenhuma prova em mãos”, explicou. No entanto, Kemp defendeu que a corregedoria da Casa acompanhe as investigações. “Nós não podemos condenar ou absolver sem tomar conhecimento do caso. Mas a Assembléia Legislativa não pode ficar alheia, omissa como se nada estivesse acontecendo, como também não podemos nos antecipar aos fatos. Prejulgar”, finalizou.
Kemp lembrou ainda de casos nacionais em que políticos foram citados em denúncias de grande repercussão, mas que acabaram não se confirmando. “Muitas pessoas foram citadas em denúncias e num posterior momento não tinham nada a responder pelas acusações”, exemplificou, lembrando da avalanche da crise vivenciada pelas instituições públicas. “ A Assembléia está no foco das atenções. Nos últimos anos, nós estamos vivendo uma situação em que os políticos de modo geral, os detentores de mandatos estão com sua imagem desgastada diante da sociedade”, lembra, enfatizando que o momento deve ser de cautela e serenidade.
0 comentários