Fique por dentro

Audiência Pública discute Educação e Relação de Gênero

mar 11, 2010 | Geral

Educadores do Estado discutem em audiência pública nesta sexta-feira, dia 12, na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) o tema “Educação e Relação de Gênero”. O debate está sendo realizado pelo Conselho Estadual de Educação e conta com o apoio da Assembleia Legislativa, Mandato Pedro Kemp, Secretaria Estadual de Educação e FETEMS.

O debate terá como um dos enfoques a questão da violência contra mulher e o trabalho a ser desenvolvido nas unidades escolares para combater o problema. A discussão visa ainda atender orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, órgão do MEC (Ministério da Educação), que trata da possibilidade das escolas utilizarem o chamado nome social das travestis e transexuais nos registros escolares.

A medida já vem sendo adotada pelo Pará e Goiás e pela cidade mineira de Belo Horizonte. “Outras unidades da federação estão em processo de discussão e elaboração de instrumentos normativos que contemplem o pleito, caso do estado de Santa Catarina – onde o Conselho Estadual de Educação emitiu o Parecer nº 277/2009 e de Mato Grosso – estado no qual o parecer favorável está em fase de homologação pela Secretaria de Educação”, exemplifica o MEC em documento enviado ao Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.

O debate terá início às 8h00 com apresentação artística e mostra de vídeos sobre o tema. Participam dos debates, representantes da Associação das Travestis de Mato Grosso do Sul, do Centro de Referência de Prevenção e Combate à Violência, Discriminação e Preconceito contra Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais, da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para a Mulher, do Movimento de Mulheres, Procuradoria da Infância e da Juventude, Secretaria Estadual de Educação e Comissão de Educação da Assembleia.

admin
admin

0 comentários