Fique por dentro

Aumento de carga horária no ensino noturno acarretará evasão escolar, diz Kemp

fev 21, 2008 | Geral

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, ocupou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 21, para manifestar preocupação com decisão do governo do Estado de aumentar a carga horária dos alunos do período noturno. A secretaria de Estado de Educação vai adotar o tempo previsto pela LDB (Lei de Diretrizes de Base da Educação), que prevê 800 horas de aula e 200 dias letivo por ano. Com a medida, os alunos do período noturno passarão a entrar às 18h30 e sairão às 23h10. Antes, o início das aulas era às 19 horas e a saída às 22h30.

Para Kemp, a decisão poderá gerar maior evasão escolar, problema que é recorrente no período noturno. “Estou preocupado porque a maioria dos alunos do noturno são trabalhadores. Esse aluno, em geral, vai direto para escola, não retorna para sua casa antes do início da aula, não descansa, nem mesmo se alimenta direito e com certeza, ele terá um aproveitamento menor”, disse, lembrando que Mato Grosso do Sul já registrou taxas de evasão escolar no período noturno de 30% a 40%. “A evasão sempre foi um problema do noturno”, reforça

O parlamentar fez, ainda, um apelo à Secretaria Estadual de Educação para que repense a decisão e crie outros mecanismos para garantir maior aproveitamento dos alunos do ensino noturno. “Nós não queremos um ensino de pouca qualidade, mas é importante levar em consideração as especificidades de cada aluno”, frisa, apontando um outro problema na mudança: o quesito segurança. “Esses alunos vão chegar em casa depois da meia-noite. E nós sabemos que a segurança pública tem problemas”, esclarece. Kemp lembrou também que a FETEMS não concorda com a alteração e já enviou documento à SED, demonstrando igual preocupação.

admin
admin

0 comentários