Ao participar na tarde desta segunda-feira da audiência Pública “Segurança Pública, Direitos Humanos e acesso à Justiça”, o deputado Pedro Kemp, líder do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa, lembrou que o desafio na área dos direitos humanos e no combate à violência passa, obrigatoriamente, pelo cumprimento das leis existentes no País. “A humanidade já percorreu um longo caminho para alcançar os direitos humanos, formulando leis ordinárias, declarações dos direitos humanos e tantas outras legislações existentes, mas o nosso maior desafio é fazer cumprir as leis que estão no papel. Na prática quando as pessoas vão buscar seus direitos, muitas vezes não encontram”, disse.
Kemp ressaltou ainda que as ações no combate e pelo fim da violência devem e precisam ser discutidas com a sociedade civil organizada. “Eu não vejo uma solução para a questão da violência sem a participação da sociedade. Nós temos que nos organizar para não deixar a violência acontecer”, enfatizou.
O debate que acontece no plenário Júlio Maia, na Assembléia Legislativa, foi organizado pelo CDDH (Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã I). Pelo menos duzentas pessoas participam da discussão, que fará um mapeamento da realidade da segurança pública em Mato Grosso do Sul e elencará sugestões para reduzir os índices de violência em setores considerados críticos no Estado: os conflitos agrários na zona rural e os adolescentes em conflitos com a lei na área urbana, além da violência de gênero.
0 comentários