“Companheira de luta, pessoa valorosa, dedicada à Educação Especial, a professora Vanda merece todo nosso carinho e agradecimentos”. Foi assim que o deputado Pedro Kemp (PT) sintetizou uma das mulheres homenageadas hoje, Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa.
A professora Vanda Peres Begas, 59, é de Sertaneja (PR). Mulher de luta em defesa da sociedade, há 17 anos atua na Educação Especial, na Associação Campo-grandense da Pessoa com Deficiência.
São 40 anos dedicados ao magistério. Trabalhou na Secretaria de Estado de Educação, na Agência de Educação, na Gestão Escolar, mas o maior tempo de dedicação foi em sala de aula. Professora Vanda sempre teve atividades paralelas em movimentos sociais. Como sindicalista fez parte da direção da antiga FEPROSUL, hoje FETEMS e também da ACP nos anos de 1980.
Mãe, ela formou-se em Letras pela FUCMAT, hoje UCDB, em 1977.
Vanda é pós-graduada em Redação pela PUC – MG e é professora de Língua Portuguesa, com atuação no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Ela iniciou as atividades aos 21 anos de idade no ano de 1974. Hoje, é referência dentro do Partido dos Trabalhadores como uma das mulheres que ajudou a construir um Brasil com menos desigualdades sociais.
Desde o ano passado, as homenageadas recebem troféu. As outras mulheres homenageadas foram: Professora Gleice Rocha Falcão, diretora do Instituto Educacional Falcão, de Aquidauana, Neila Mara Costa Flores, pedagoga e assistente social; Maria Adelaide de Paula Noronha, sócia-proprietária das empresas Arte na Mesa e Gourmet Parque; Nancy Gomes de Carvalho, defensora pública; Maria Figueira de Souza, fundadora e presidente do Lions Clube de Paranaíba; Olívia Braga Paula, empresária do segmento de serraria em Nova Andradina; Tania Solange Ferreira, integrante do Projeto Costurinha formado por esposas de militares da ativa do Comando Militar do Oeste; Maria Lúcia Firmino, professora, secretária de Assistência Social da Prefeitura de Três Lagoas; Edi Cury Soares, membro da Apae e mantenedora da Pestalozzi de Dourados; Adesguiana Dulce Maria Martins, pedagoga, historiadora e pós-graduada em psicologia social; Sônia Morais Marques Luiz, professora; Antonieta Tortorela, mantenedora do Clube da Mãe Pobre, da Igreja Coração de Jesus; Alice Aparecida Caprioli Carrocini, ex-primeira-dama de Eldorado; Iolanda Tormena Fabries, empresária e pecuarista em Naviraí; Marlene Neme Pereira, professora e secretária da Associação dos Protetores das Crianças e Adolescentes de Naviraí; Rosely Aparecida Molina, delegada de Polícia Civil; Ernestina Aparecida Giansante Grubert, professora; Aparecida Cordeiro, técnica em enfermagem; Cláudia Roberta Miola Canale, especialista em hemoterapia e cardiologia; advogada Alir Terra Lima Tavares, ex-diretora-geral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral); Maria de Lourdes Souza Cano, delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude; Mariza Ribeiro Bueno Mota de Oliveira, pedagoga, presidente da Ong Renovo; e Fabia Gislaine Martinez dos Santos, voluntária na Apae e no Projeto Conviver de Dourados. |
0 comentários