Ao declarar oficialmente criada a Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), autor da proposta, lembrou que o desafio da inclusão das pessoas com deficiência passa pela aplicação das leis já existentes nos estados brasileiros e no país. “Há no Brasil uma legislação farta que garante direitos às pessoas com deficiência. Mas na prática, a pessoa com deficiência enfrenta muitas dificuldades. Há situações em Campo Grande de pessoas que foram selecionadas para o trabalho, mas enfrentaram preconceito. Foram chamadas para um cargo e, por fim, foram abandonadas em uma sala no fundo da instituição”, exemplificou.
O parlamentar lembrou ainda outros desafios para garantir a inclusão das pessoas com deficiência como a inserção das crianças deficientes nas escolas, oferecendo a elas serviço especializado, atendimento adequado nos postos de saúde, transporte coletivo que respeite as diferenças, acessibilidade em todos prédios públicos e logradouros das cidades. “A luta é de todos nós. Quem sabe um dia, com o avanço da idade, também nós teremos limitações”, enfatizou, lembrando que em Mato Grosso do Sul, conforme o CENSO 2000, 14,5% da população do Estado têm alguma deficiência.
Lançada nesta quarta-feira durante a sessão legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio à Pessoa com Deficiência teve adesão de 15 deputados estaduais. De acordo com a proposta, os parlamentares que aderiram ao grupo terão como compromisso a defesa de uma sociedade inclusiva que reconheça e valorize a diversidade. Seus membros devem fazer a interlocução entre o Legislativo Estadual e os conselhos, fóruns e entidades da sociedade civil organizada que militam na defesa e promoção dos direitos e interesses das pessoas com deficiência. A atuação dos parlamentares compreende ainda a defesa e elaboração de projetos que visem a cidadania das pessoas com deficiência, além de prestar apoio às iniciativas das entidades da sociedade civil que visam o combate ao preconceito e à discriminação.
Pelo menos 200 pessoas, dentre elas representantes de conselhos de defesa da Pessoa com deficiência, entidades que prestam atendimento, educadores e associações que militam na área, compareceram para o lançamento da Frente.
0 comentários