O deputado estadual Pedro Kemp (PT) assinou o documento para a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa para apurar as denúncias de suspeita de desvio de recursos da Saúde para favorecer empresas terceirizadas. A princípio, o Ministério Público, a Controladoria Geral da União e a Polícia Federal já constataram o problema nos hospitais do Câncer e Universitáro, em Campo Grande.
Mas, o Legislativo estadual deverá agora se ater aos problemas enfrentados pelos municípios do interior do Estado, que não contam com a regionalização de seus hospitais, onde faltam aparelhos e profissionais e também, de acordo com Kemp, apurar as denúncias sobre o atendimento no Hospital Regional, que é de responsabilidade do Estado.
Conforme o parlamentar, as denúncias sobre a suspeita de articulação de uma máfia na Capital, deverão ser averiguadas pelo legislativo municipal, pois as verbas federais são gerenciadas pela Prefeitura de Campo Grande, ou seja, a incumbência de verificar os problemas e cobrar do Executivo municipal fica a cargo dos vereadores.
A CPI foi proposta pelos companheiros Amarildo Cruz (PT) e Lauro Davi (PSD) e dos 24 deputados, 21 já assinaram o documento pela instauração das investigações parlamentares.
Bombeiros – O parlamentar apresentou também uma indicação cobrando do governador André Puccinelli (PMDB) estrutura de trabalho para os bombeiros. Na última semana, uma loja foi incendiada no Centro da Capital e problemas básicos como a falta de água para conter o fogo até o não funcionamento da escada Magirus – que teria 42 anos – foram identificados no episódio. Ficou exposta a fragilidade do sistema de segurança pública e Kemp afirmou que todo o aparato deve ser disponibilizado para os profissionais militares bombeiros para que estejam sempre bem equipados e prontos para uma emergência.
0 comentários