Talita, jogadora revelação do vôlei de praia visita a Assembleia. “Com certeza, nomes como Talita contribuem muito para incentivar a formação de novos talentos em nosso Estado”, disse Kemp.
A sul-mato-grossense revelação do vôlei de praia, Talita Antunes da Rocha, de 29 anos, visitou nesta sexta-feira (18) a Assembleia Legislativa e conversou com o deputado estadual Pedro Kemp (PT), membro da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa de Leis. O parlamentar reiterou a importância do esporte e de exemplos bem-sucedidos, como Talita, para a formação das crianças e jovens do Estado. Kemp convidou a atleta para comparecer a alguma das sessões ordinárias, ocupar a tribuna e falar sobre sua trajetória no esporte.
“Com certeza, nomes como Talita contribuem muito para incentivar a formação de novos talentos em nosso Estado”, disse. Kemp lembrou que iniciativas do Poder Público, como o Fundo de Investimentos Esportivos (FIE) e a lei estadual nº 3.909, que cria a Bolsa Talento Esportivo, são decisivas, mas é preciso mais investimentos, por parte do governo e da iniciativa privada, considerando-se, inclusive, a função social do esporte.
“Temos que pensar que o esporte estimula a superação das dificuldades e ensina sobre disciplina, dedicação e garante que crianças e jovens estejam envolvidos em atividades sadias”, disse. Para Talita, os benefícios vão além do pódio. “Mais que novos talentos e grandes atletas, temos no esporte a formação de grandes cidadãos”, afirmou.
Ouro da Casa
Segundo ela, que também se espelhou em grandes nomes do esporte, como Ayrton Senna, para se dedicar aos treinos, é gratificante demonstrar, com o próprio exemplo, a evolução de quem deixa a casa dos pais, no interior de Mato Grosso do Sul, e chega ao nível profissional, reconhecida mundialmente. “Eu saí de uma cidade sem praia e hoje me destaco no vôlei de praia, mas isso é possível a todos que realmente se dedicam a qualquer prática esportiva”, disse. Para ela, o cenário brasileiro vem mudando para melhor. “Fico feliz ao saber de leis que incentivem o esporte, orgulhosa de representar meu Estado e, agora, com a proximidade das Olimpíadas no Brasil, estão sim olhando mais para o esporte em geral”, comemorou.
A atleta, que tem como única superstição entrar com o pé esquerdo na quadra, não tem do que reclamar. Talita se mantém como jogadora revelação de destaque no vôlei de praia, com vários prêmios e títulos da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e mundiais. Também participou das Olimpíadas de Pequim 2008, ficando com o quarto lugar. Com a carioca Maria Elisa, Talita conquistou a prata no Grand Slam de Xangai (China), no dia 5 de maio último, pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A dupla, que disputou todas as três finais do Circuito Mundial 2012, tem ainda um ouro, conquistado em Sanya (China), e mais uma prata, da disputa em Brasília.
Fotos: Wagner Guimarães/ALMS
Texto: Fabiana Silvestre/assessoria de imprensa ALMS
0 comentários