O deputado estadual Kemp (PT) foi à tribuna nesta terça-feira (18), e fez um alerta sobre o aumento abusivo no preço da gasolina, resultado do aumento na alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço) nos combustíveis no Estado, instituídos pela Lei 5434/2019.
Há aproximadamente uma semana passou a vigorar o aumento de 5% sobre o ICMS na gasolina e a diminuição de 5% na alíquota do álcool. Na tramitação deste projeto de lei, o Poder Executivo alegou que a medida visava incentivar os consumidores a abastecerem seus veículos com etanol. “O que vimos esta semana foi o aumento dos dois combustíveis, ao invés de haver queda no preço final, só houve aumento”, disse Kemp.
Em levantamento feito pela imprensa em vários municípios e em Campo Grande, o preço do álcool, com a redução da alíquota de 25% para 20%, que era na semana passada R$ 3,608, já após a redução passou a R$ 3,635 em Campo Grande. Esse aumento foi registrado também em outras cidades do Estado.” Precisamos que o governo do Estado fiscalize esta situação através do Procon e autue esses postos que estão praticando esses preços elevados”.
Segundo Kemp, o governo do Estado entrou para a história como a gestão que mais aumentou impostos em Mato Grosso do Sul. Desde o primeiro ano de administração, houveram aumentos em diversos impostos com a justificativa da crise econômica, mas não há redução quando a crise passa, argumentou.
O deputado lembrou que as duas gestões do Partido dos Trabalhadores, o Governo Lula e o Governo Dilma, possibilitaram aos brasileiros diversas conquistas e uma vida financeira melhor, comparou.
Foto Giovani Coletti
0 comentários