O deputado estadual Pedro Kemp (PT) durante a sessão na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21), solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, a realização de uma Força-Tarefa para acelerar as cirurgias agendadas, as chamadas eletivas, nos hospitais de Mato Grosso do Sul. “Quando teve início a pandemia, foi acertada a decisão do governo em suspender as cirurgias eletivas para dar atenção especial aos pacientes com Covid-19. Agora, é preciso uma Força-Tarefa para diminuir as filas de procedimentos que foram temporariamente interrompidos”, disse.
“Mesmo antes da pandemia do coronavírus a demanda por cirurgias de pacientes com doenças não emergenciais era grande com início da pandemia, as cirurgias eletivas foram suspensas o que fez crescer a fila de pacientes que aguardavam os procedimentos, sendo que há pessoas esperando há mais de 3 anos, enfrentando transtornos, limitações pessoais, aumento da dor com o acréscimo de complicações”, explicou.
A suspensão de cirurgias eletivas por um longo período de tempo, além de aumentar o sofrimento de muitos pacientes, pode resultar num risco de colapso do sistema de saúde pela concomitância de tratamentos postergados e novos pacientes que entram na fila de espera pelos procedimentos. Sugerimos que a Força-Tarefa a ser organizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com os hospitais públicos e privados no Estado priorize os agendamentos tendo como critérios a lista de procedimentos cancelados e adiados anteriormente, a pontuação de prioridade objetiva e a priorização de especialidades.
0 comentários