Em defesa da Educação pública e popular e da democracia foi a tônica do evento de abertura da Conferência Nacional Popular de Educação em Mato Grosso do Sul (Conape – etapa estadual), realizado na tarde desta segunda-feira (21), de forma virtual, a partir do plenário da Assembleia Legislativa. O lançamento da Conape foi promovido pelo Mandato Participativo do deputado estadual Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa de Leis, em conjunto com o Fórum Estadual de Educação.
“Em um espírito de resistência, queremos continuar discutindo as políticas públicas para a Educação, porque consideramos a Educação a principal área na formação de cidadãos e cidadãs para a construção de um Brasil mais justo, democrático e solidário”, afirmou o deputado Pedro Kemp, no discurso de abertura do evento. O encontro faz parte do processo de preparação para a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que será realizada no próximo ano.
Pedro Kemp também fez referência à pandemia da Covid-19, lembrando a quantidade elevada de mortes e expressando sentimentos a familiares das vítimas. “Vivemos duas pandemias. A primeira é do coronavírus, que está ceifando milhares de vidas todos os dias. Mas também estamos enfrentando a pandemia de outro vírus: um vírus negacionista, autoritário, que promove retrocessos na política pública de educação”, disse.
Resistência e esperança – O evento teve participação de educadores, estudantes e diversas pessoas ligadas à educação. Entre essas pessoas, estava a coordenadora do Fórum Estadual de Educação e da Conape Estadual, doutora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, que falou após o discurso de abertura do deputado Kemp. “Este é um momento de resistência”, definiu a educadora em referência ao encontro desta tarde.
A professora Mariuza analisou a situação atual da educação e teceu críticas à gestão federal. “Estamos vivendo uma situação no país de intensos ataques à educação, seja pela retirada de recursos, seja pelas mudanças que nos remetem à Idade Média”, criticou. “A Conape nos traz a esperança de avançarmos para não perdermos o que já conquistamos”, acrescentou.
Conape 2022 – Na sequência, o professor doutor Luiz Fernando Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG) explanou sobre a Conape 2022 e seus eixos temáticos. O tema central, conforme informou o professor, será “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.
0 comentários