Fique por dentro

Fazendeiros dão prazo à PF para despejar índios no Sul

jan 29, 2004 | Geral

 

Pelo menos dez produtores rurais da região de Japorã, a 472 km de Campo Grande, enviaram uma carta à Polícia Federal na qual pedem que até a próxima semana seja cumprida a determinação judicial de retirada dos indígenas da área. Caso contrário, com o apoio da comunidade, ameaçam fazê-lo “de forma ordeira e pacífica”.
Há dois meses os guarani-caiuás ocuparam 14 fazendas da região, para tentar pressionar pela demarcação das terras que reindindicam como terra indígena.
A medida tomada pelos produtores da Região Sul contradiz com o que foi acertado ontem na Governadoria, quando em reunião, representantes de entidades ruralistas propuseram a saída dos índios das 14 fazendas para que num prazo de 6 meses uma perícia de estudiosos do lado dos produtores e indígenas desenvolvam um relatório final sobre a área. A determinação do estudo seria cumprida pelos fazendeiros, porém segundo o advogado da fazenda São Pedro, Geones Peixoto, nada disso foi acertado com os fazendeiros da região. “Estamos aguardando a deliberação do Tribunal Regional Federal. Não recebemos notícias a respeito desta perícia”, concluiu.
Neste momento, na fazenda São Jorge, representantes do MPF (Ministério Público Federal) continuam reunião com os guarani-caiuás sobre a proposta da perícia conjunta.

(Jacqueline Lopes)

admin
admin

0 comentários