O deputado estadual Pedro Kemp (PT), líder do PT na Assembléia Legislativa, defendeu que casa não aprove nenhum documento com destino à Funai em Brasília, sem antes ouvir o atual administrador da Funai em Campo Grande, Claudionor do Carmo Miranda, nomeado ao posto na semana passada. Desde a noite de ontem, um grupo de 150 indígenas ocupa a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai), na Capital, em protesto a posse de Miranda. Eles alegam que a nomeação do novo administrador do órgão não tem o consenso da maior parte das lideranças indígenas da região.
Esta manhã, o presidente da Associação Estadual dos Direitos Indígenas, o terena Danilo Luis Oliveira, afirmou aos parlamentares que a Funai em Brasília havia prometido ouvir todas as lideranças antes de nomear o novo administrador. Acordo que não teria sido cumprido, conforme o indígena. Danilo Oliveira ainda pediu aos deputados estaduais que aprovem uma moção solicitando novas eleições para a Funai de Campo Grande e teceu críticas sobre a administração do órgão na Capital.
O deputado estadual Pedro Kemp, por sua vez, ocupou a tribuna para lembrar aos deputados que um documento dessa natureza, antes de ser aprovado, deveria ter suporte de mais informações, ouvindo o Funai de Campo Grande. “Eu acredito que o processo de nomeação do administrador da Funai deve se dar de forma transparente. Mas, nós temos que, no mínimo, ouvir a outra parte para aprovar um documento a ser enviado a Brasília”, enfatizou.
Kemp também rebateu às críticas feitas por Oliveira ao ex-administrador da Funai, Vanderley Dias Cardoso. O parlamentar lembrou que Cardoso ao assumir a fundação trabalhou para pôr fim a algumas práticas como o clientelismo. “O senhor Vanderley e o atual administrador, Claudionor Miranda, são pessoas idôneas. Sei disso porque trabalhei com eles na Secretaria Estadual de Educação”, destacou. “Acompanhei o trabalho do senhor Vanderley na Funai e posso atestar que foi um trabalho sério”, finalizou, dizendo que já solicitou documentos à Funai sobre o processo de eleição que resultou na nomeação de Claudionor Miranda.
0 comentários