O deputado estadual Pedro Kemp (PT) explicou nesta terça-feira (20/05) a atuação parlamentar a 31 estudantes do Colégio Diocesano João Paulo I, de Porecatu (PR), que visitaram a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL/MS).
Kemp falou sobre a tramitação dos projetos na Casa de Leis e as competências dos deputados estaduais. “Dizemos comumente que a Assembléia Legislativa é a caixa de ressonância da sociedade, onde acontecem debates importantes e de interesse da população”, afirmou.
Para o deputado, a mobilização popular é determinante para a aprovação ou arquivamento de projetos de interesse público. “Em muitos momentos, a articulação dos movimentos sociais e de grupos da sociedade influenciou na tramitação de propostas na Casa. A população muitas vezes não sabe a força que tem”, analisou.
Kemp, que exerce o terceiro mandato parlamentar, informou que apresentou cerca de 30 projetos voltados à área social. Entre eles, apontou o que isenta da taxa para concursos públicos estaduais pessoas que comprovem estar desempregadas e o que obriga os proprietários de lan houses a cadastrar todos os usuários, para agilizar a investigação de crimes cometidos por internautas, e a proibir a permanência no local de menores de 12 anos desacompanhados de um adulto.
JUVENTUDE – Kemp relatou que se interessou pelo “lado bom da política” quando era estudante e ressaltou a importância da participação dos jovens. “É fundamental que a juventude se interesse pela política. O desinteresse, motivado por denúncias que ganham os jornais, acaba abrindo espaço para os maus políticos”, disse.
Os jovens engajados, que ganharam às ruas pelo fim da Ditadura, pelas Diretas, pelo impeachment do presidente Collor, têm hoje novas bandeiras. “O meio ambiente é uma bela causa de todos vocês”, lembrou Kemp, ressaltando que todos fazem política ao se relacionar coletivamente.
0 comentários