O deputado estadual Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, ocupou a tribuna na sessão desta terça-feira, dia 17, para fazer um apelo ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF). O parlamentar quer que o MPF e a PF atuem no sentindo de garantir que os técnicos da Funai (Fundação Nacional do Índio) de Dourados façam a distribuição das 13 mil cestas básicas oferecidas pelo governo federal às populações indígenas da região Conesul do Estado.
Protesto iniciado há 22 dias por um grupo de indígenas tem impedido o trabalhado dos servidores da Fundação Nacional do Índio e comprometido o fornecimento de alimentos aos Guarani Kaiowá da região. Os manifestantes exigem a substituição da coordenadora regional da Funai em Dourados, Margarida Nicolett, por um representante indígena.
Kemp entende que qualquer manifestação democrática é legítima, porém ela não pode prejudicar toda uma coletividade para fazer valer uma reivindicação. Há informação de que as famílias estão sem alimentos e as crianças voltam a ter problemas com a desnutrição. “Não sou contrário a manifestações de qualquer espécie, no entanto, neste caso específico penso que esta manifestação não pode impedir o trabalho de distribuição dos alimentos e sementes para produção agrícola dos indígenas da região”, enfatizou. “A fome está voltando às aldeias por conta desses protestos”, disse preocupado.
O parlamentar pretende encaminhar nos próximos dias um documento ao Ministério Público Federal em Dourados e à Polícia Federal solicitando a atuação no sentido de garantir o retorno do trabalho dos técnicos da Funai.
0 comentários