O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou na sessão desta terça-feira, 03, indicação solicitando ao governo do Estado reavaliação da pauta fiscal dos produtos reciclados como ferro, plástico, alumínio e papel. No documento, o parlamentar afirma que o alto valor da pauta imposta pelo executivo tem prejudicado as empresas do setor e, sobretudo, os trabalhadores que têm como principal atividade econômica a coleta de material reciclável.
De acordo com o deputado, as empresas já vinham sofrendo com a retração dos negócios, diante da crise econômica mundial. “Para agravar ainda mais esta situação, em Mato Grosso do Sul o peso dos impostos tem levado os empreendimentos a demitir parte dos funcionários como forma de cortar custos”, pondera.
Outra situação, é que os próprios trabalhadores estão deixando a atividade, já que os altos impostos têm reduzido os preços dos produtos reciclados. “Hoje, um trabalhador precisar recolher três vezes mais, para receber o mesmo valor, ou seja, são toneladas de produtos reciclados por um valor muitas vezes irrisório”, conta.
0 comentários