Mato Grosso do Sul, com sua grande extensão de terras e solo fértil, vem se despontando no cenário nacional e internacional como região propícia para a produção do etanol. Nos últimos nove anos, a moagem da cana-de-açúcar em território sul-mato-grossense cresceu 67%, segundo o Mapa (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Por aqui já estão instaladas 11 empresas, no entanto, uma explosão de novas indústrias deve ocorrer no Estado nos próximos anos. A planta sucroalcooleira de Mato Grosso do Sul pretende receber outras 57 empresas, sendo que 29 estão em processo de instalação e 28 na fase de negociação.
Toda essa perspectiva com o etanol vem deixando de lado projetos que previam a diversificação da base produtiva, mais investimentos na industrialização, no turismo, na agricultura familiar e na busca por mais valor agregado aos produtos locais. Neste cenário, o Mandato Pedro Kemp, em parceria com o deputado Paulo Duarte (PT), realiza no dia 1º de junho o seminário Alternativas de Desenvolvimento: possibilidades e limites.
O debate reúne grandes estudiosos do país como o professor Bautista Vidal, doutor em física pela Universidade de Stanfor, nos Estados Unidos, e criador do pró-álcool. Além do consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Roberto Terra, o presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool, José Pessoa de Queiroz, entre outros. A idéia é descobrir junto com a sociedade novos caminhos para o Estado que levem em conta os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
Abaixo segue a programação do seminário:
08h15 – Credenciamento
08h30 – Palestra: Desenvolvimento da Produção de Agro-combustíveis em Mato Grosso do Sul. Palestrantes:
Professor Bautista Vidal – doutor em física pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e engenheiro civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Criador do Pró-álcool na década de 1970.
Roberto Terra – Consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e coordenador dos Pólos de Biodiesel da Agricultura Familiar da Região Centro-Sul.
José Pessoa de Queiroz – Presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool.
Teresa Cristina Correa da Costa Dias – Secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul.
Carlos Alberto Negreiros Said Menezes – Secretário de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia.
14h00 – As Relações de Trabalho do Setor Sucroalcooleiro e o Desenvolvimento Sócio- Econômico em Mato Grosso do Sul
Palestrante:
Antônio Thomaz Júnior – Professor Doutor da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)
Debatedores:
Antônio Brand – Doutor em História e Professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Edvaldo César Moretti – Pós-Doutorando em Geografia e Professor da Universidade da Grande Dourados.
Paulo Guilherme Cabral – Coordenador Nacional do Programa Pantanal – Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Cícero Ávila de Lima – Diretor Geral da Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional de Mato Groso do Sul (Funtrab)
16h00 – Debate
17h00 – Considerações Finais e Encerramento.
0 comentários