Fique por dentro

Para Kemp, é preciso relativizar os resultados do ENEM

set 13, 2011 | Geral | 0 Comentários

Na sessão legislativa dessa terça-feira, dia 13 de setembro, o deputado estadual Pedro Kemp comentou os dados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, divulgados ontem pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Segundo o parlamentar, é necessário analisar com cautela os resultados do exame, sobretudo, na comparação entre o ensino na rede particular e na rede pública.

 

“Precisamos relativizar um pouco esses resultados do Enem porque já há denúncias de que algumas escolas, para que elas sejam bem colocadas nesse ranking do Enem, trabalham com os alunos no sentido de  prepará-los para o Enem. Tem escola que está fazendo ao longo do ano um tipo de simulado, de um mini Enem, para ir já treinando os alunos que serão submetidos ao teste”, explicou.

 

O parlamentar enfatizou ainda que um ensino de qualidade exige a participação da sociedade no universo escolar. “É totalmente diferente quando a sociedade participa e se interessa pela educação. Assim, são muitas as variantes que concorrem para a melhoria da educação”, ponderou.

 

Kemp ressaltou  também o crescimento tímido dos alunos na prova e as novas conquistas garantidas pelo ENEM. “Antes o vestibular priorizava aqueles alunos que tinham maior capacidade de memorizar fórmulas, regras e macetes e não primava pela internalização dos conteúdos. O Enem veio para tentar corrigir essa distorção que havia”, defendeu.

 

Divulgado ontem, o resultado do Enem demonstrou que dos 1 milhão de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, 47,02% tiveram nota igual ou acima da média nacional na prova objetiva, que foi 511, 21 pontos. Esse percentual é superior ao registrado em 2009, quando 44,55% superaram a nota média, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).Ainda segundo o estudo, de 2009 para 2010, a nota dos concluintes do ensino médio cresceu 10 pontos no Enem. O resultado mostra que 63% das escolas, na maioria públicas, apresentaram resultado médio abaixo dos 511,21 pontos.

josi
josi

0 comentários