O retorno das aulas nas cinco classes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) a pelo menos 300 alunos da Escola Estadual Abigail Borralho, em Dourados, cidade com cerca de 192 mil habitantes, faz parte da reivindicação desta comunidade, que reúne a segunda maior população de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (8), o deputado estadual Pedro Kemp (PT) pediu por meio de indicação durante a sessão da Assembleia Legislativa a volta do EJA na unidade escolar.
Segundo ele, as classes “sempre reuniram alunos assíduos e de bom desempenho escolar, inclusive com boa avaliação no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e principalmente, com ingresso em universidades”. Por conta do sucesso na formação de jovens, a maioria trabalhadora do comércio e empregada doméstica, Kemp encaminhou o pedido para a volta do EJA a escola Abigail Borralho à secretária de Estado de Educação, Nilene Badeca da Costa.
De acordo com informações de educadores da região de Dourados, o alto índice de professores convocados e a necessidade de cortar despesas teriam sido as justificativas para que as cinco classes fossem fechadas sendo quatro do Ensino Médio e uma do Ensino Fundamantal. “O EJA é uma excelente oportunidade para aqueles alunos de baixa renda, trabalhadores, que perderam a oportunidade de estudar na idade adequada”.
0 comentários