O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) denunciou hoje (3), durante a sessão legislativa, o desmatamento de 3,2 mil hectares de Mata Atlântica, em 2021, em Mato Grosso do Sul. O Estado de MS lidera o ranking de destruição ambiental desse bioma. O município de Nioaque é o mais atingido, segundo ainda o parlamentar, que apresentou na tribuna virtual o relatório do Instituto SOS Mata Atlântica. São treze cidades com 3,2 mil hectares de Mata Atlântica derrubados somente em 2021.
O relatório mostra que o problema se concentra entre as bacias dos rios Miranda e Aquidauana. Foram 137 alertas. Só em Nioaque foram 1.260 mil hectares. “Solicitamos a intensificação da fiscalização e o acompanhamento para a vigilância desse importante bioma”, disse Kemp. O deputado estadual encaminhou a denúncia ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), IMASUL (Instituto do Meio Ambiente do MS) e Ministério Público, Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
Os diversos desastres ambientais que colocam em risco a sobrevivência da espécie humana já trazem reflexos, segundo os pesquisadores cientistas “Temos uma pandemia ocorrendo, que inclusive responsabilizam a agressão do meio ambiente, e a colocam como o resultado disso”, afirmou.
0 comentários