Começa a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei 255 de 2023 que visa criar o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette, a ser celebrado, anualmente, no dia 07 de junho. A proposta é de autoria do deputado estadual Pedro Kemp (PT).
A síndrome é um distúrbio neuropsiquiátrico decorrente de uma anormalidade das funções motoras, caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que ocorrem com frequência e intensidade variáveis, não necessariamente ao mesmo tempo. “Os tiques motores, em 80% dos casos, são a manifestação inicial da síndrome. Geralmente aparecem por volta dos sete anos, variando dos dois aos quinze anos. Em geral, apresentam-se na forma de tiques simples, como piscadelas de olhos, mas podem se manifestar através de movimentos de piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos”, explicou Kemp. Saiba mais nesta publicação da Universidade de São Paulo.
Para tanto, a proposta tem o objetivo de promover ações para “esclarecer a comunidade sobre as causas da Síndrome de Tourette, divulgar os tratamentos adequados, informar sobre a necessidade de apoio familiar e da comunidade aos pacientes e promover campanhas educativas”. Além disso, o projeto visa incluir o Dia Estadual de Conscientização Sobre a Síndrome de Tourette no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Mato Grosso do Sul. Agora, a matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Por: Fernanda Kintschner Foto: Wagner Guimarães
0 comentários