A Adufms (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) divulgou hoje moção de apoio à reitoria da UFMS, que reivindica a tutoria para a implantação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A nota foi aprovada em assembléia de professores dos campus de Corumbá, Dourados, Aquidauana e Campo Grande, com exceção dos educadores de Três Lagoas, que são contra a medida.
Segundo a assessoria da Adufms, a moção já foi encaminhada à reitoria, à imprensa e posteriormente será enviada ao MEC (Ministério da Educação). Para os professores que participaram da assembléia da Adufms a decisão do MEC – em escolher a UFG (Universidade Federal de Goiás) para implantar a UFGD – “desconsidera o compromisso histórico da UFMS como instituição propulsora do desenvolvimento regional, revela a ingerência político-administrativa praticada contra a UFMS”.
Nesta semana, o reitor Manoel Peró reuniu à imprensa para mostrar sua indignação com a medida, ele acionou a bancada federal para tentar reverter a situação. O MEC, no entanto, informou que a escolha da UFG para comandar o processo foi técnica, uma vez que a divisão da UFMS, com a criação da UFGD, representa uma separação e, neste caso, é necessário que a responsabilidade fique com uma instituição isenta.
0 comentários