“Tenho ido às escolas estaduais e a reclamação é geral de que o professor hoje passa boa parte do tempo preenchendo tabelas, fazendo relatórios é uma burocracia e acaba tirando o tempo para estudo, planejamento de suas aulas, das atividades. É uma quantidade excessiva de tabelas e relatórios”, disse hoje na Assembleia Legislativa o deputado estadual Pedo Kemp (PT-MS).
Segundo o parlamentar, que cobrou da SED (Secretaria de Estado de Educação) uma solução para o problema que tem emperrado o trabalho e adoecido os profissionais da Educação. Houve uma mudança no sistema de gestão de dados escolares. “Muitos dados que os professores já tinham preenchidos foram perdidos e estão tendo que refazer tudo de novo”, detalhou Kemp.
“Uma burocracia excessiva que tem tomado o tempo dos professores que poderia ser destinado às próprias atividades desenvolvidas aos próprios alunos. Estamos pedindo à SED que reveja essa situação dessa burocracia toda nas escolas. Professores estão esgotados, muitos com licença médica em função dessa carga excessiva de atividades e a pressão que a SED faz através das coordenadorias regionais, ao meu ver cabide de emprego, para ficar fiscalizando as escolas. Um retrocesso. A escola tem que ter autonomia para trabalhar e desenvolver os projetos pedagógicos”.
0 comentários