Fique por dentro

Relatório denuncia violência provocada pelo tráfico de drogas

mar 11, 2004 | Geral

Um relatório produzido pela Junta Internacional de Controle de Narcóticos (Jife), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), e divulgado nesta quarta-feira denuncia a relação da violência com o tráfico de drogas. O documento afirma que grande parte dos 30 mil homicídios ocorridos anualmente no país estão relacionados ao tráfico ou ao uso de drogas.

O documento aponta ainda que os meninos de rua que trabalham para o tráfico são freqüentemente assassinados ou porque sabem demais ou porque são atingidos pelo “fogo cruzado” dos traficantes.

O relatório aconselha que os governos de todos os países dediquem maior atenção aos efeitos do abuso de drogas nas comunidades e cita o Brasil como “exemplo da magnitude da criminalidade relacionada às drogas”.

A Jife pede ainda que os governos prestem mais atenção aos viciados que são vítimas de violência tanto por parte do tráfico como pelos serviços de repressão antidrogas. O relatório afirma que os viciados estão expostos a situações em que a violência e o uso de armas de fogo é uma norma e denuncia que o número de dependentes vítimas de agressão sexual é “desproporcional”.

Para a junta, os governos e as comunidades devem reconhecer a gravidade do problema e estabelecer programas eficazes de redução da demanda de drogas, vigilâncias das comunidades para prevenir o tráfico de drogas, oferta de tratamento aos viciados, participação da comunidade na prevenção ao uso de drogas e a criação de oportunidades de emprego. A Junta observa também que os programas devem ser sustentáveis no longo prazo para que produzam os resultados desejados.

Publicado em 03.03.2004

admin
admin

0 comentários