Fique por dentro

Situação da saúde é de calamidade, diz Pedro Kemp

mar 18, 2010 | Geral

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) ocupou a tribuna na sessão de hoje, dia 16, para debater a situação da saúde em Mato Grosso do Sul. De acordo com o parlamentar, médicos o procuraram para relatar problemas existentes na Santa Casa e nos demais hospitais do Estado. “Fiquei preocupado, pois uma médica ligou me pedindo socorro”, esclareceu.

Para Pedro Kemp, a população do Estado enfrenta uma situação de calamidade ao recorrer às unidades de saúde da rede pública. “As lâmpadas amarelas estão se ascendendo nesse setor. Os profissionais da saúde passaram a sofrer agressão física. Isso aconteceu em pelo menos três ocasiões”, lembrou.

Outra preocupação levantada pelo deputado é quanto ao número de casos de dengue no Estado. Somente na Capital contraíram a doença 21.896 pessoas, sendo cinco óbitos confirmados e outros cinco sob investigação. O balanço é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e foi divulgado na semana passada. “Estamos em plena epidemia de dengue. Os postos estão superlotados e as pessoas estão indo a óbito”, enfatizou.

O deputado Pedro Kemp leu ainda durante seu pronunciamento trechos de uma entrevista concedida pelo presidente do CRM (Conselho Regional de Medicina) de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Bilo, alertando também para a situação caótica nas unidades de saúde do Estado. “Ele coloca, por exemplo, as condições inadequadas de trabalho, a baixa remuneração dos médicos e afirma que os médicos estão amedrontados”, cita.

O parlamentar encerrou seu pronunciamento elogiando o trabalho feito pela promotora de Justiça, Sara Francisco da Silva, do MPE (Ministério Público Estadual), que percorreu nos últimos dias as unidades de saúde para verificar a situação de atendimento à população. A promotora foi duramente criticada pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), que não gostou da investigação feita pelo órgão e classificou a ação da promotora como `midiática`. “Quando o Ministério Público vai a campo, fazer seu trabalho, o prefeito vai à imprensa dizer que ela quer ser atriz da Globo, aparecer. Do conhecimento que tenho dessa promotora, possa afirmar que é uma pessoa séria, que faz seu trabalho com dignidade”, ponderou.

admin
admin

0 comentários